Arrow Nav

SOMOS IPANEMA

Somos uma empresa diferente, onde a inovação, relações de longo prazo e consistência na entrega fazem parte do nosso DNA, desde a fundação da Ipanema Coffees em 1969, em Minas Gerais, Brasil. Nossa vantagem competitiva pode ser alcançada graças à capacidade de desenvolver nossas habilidades e know-how ao longo dos anos, bem como nosso compromisso de atender às demandas dos nossos clientes nos mais de 25 países em que operamos. Além da produção e comercialização de Cafés Especiais, desenvolvemos e aplicamos diferentes ferramentas e serviços com o intuito de oferecer soluções sob medida para cada um dos nossos clientes.

  • Capa We Are

    PASSOS PARA A QUALIDADE

  • Nursering

    Viveiro

    Para selecionarmos a variedade de semente ideal para o plantio, características de cada área, solo, topografia e altitude são cuidadosamente consideradas, a fim de obtermos a melhor qualidade.
    Cada abril nossa equipe do viveiro prepara as mudas de nossos melhores cafés de acordo com a variedade selecionada. As mudas são então aclimatadas durante seis meses e depois plantadas em novembro e dezembro.
    Como o café é uma cultura perene (explorada por até 30 anos), atributos como alta produtividade, resistência natural a pragas e doenças e período de maturação são essenciais para garantir a sustentabilidade a longo prazo.
    Voltar
  • Coffee Care

    Cuidados do Café

    Fornecemos cuidado exclusivo para cada área, realizando periodicamente, análises de fertilidade de amostras de solo e folha, a fim de estabelecer um programa de fertilização específico para cada gleba. Nossa equipe também monitora qualquer sinal de ervas daninhas, doenças e pragas.
    Estamos constantemente aplicando as mais recentes tecnologias e redesenhando o nosso sistema de produção e processos, em cooperação com pesquisadores de universidades de prestígio e instituições técnicas. A alta produtividade e maturidade homogênea de grãos podem ser alcançadas através do nosso moderno sistema de irrigação.



    Florada
    O período das chuvas permite que os cafezais floresçam de duas a três vezes por safra, o que ocasiona diferentes estágios de maturação de grão na colheita, que normalmente começa em Abril. Isto, combinado com o nosso sistema de irrigação são os fatores decisivos para uma florada exuberante. Flores delicadas dos nosso mais de 13 milhões de pés de café desabrocham nas plantas. A paisagem torna-se branca, e o cheiro de jasmim proporciona uma experiência avassaladora para todos os sentidos. Depois de uma semana as flores desenvolvem-se em cerejas. Depois, os frutos crescem e mudam de verde para vermelho ou amarelo, quando estão maduros. Neste ponto que estão prontos para serem colhidos.
    Voltar
  • Harvesting

    Colheita

    Nosso foco em qualidade nos direciona a colher nossos cafés na fase ideal de maturação, garantindo os melhores perfis de bebida. Basicamente, usamos três métodos de colheita:

    Colheita Manual Seletiva: Este processo é feito nas áreas montanhosas ou onde as plantas são jovens e frágeis. Este nos permite colher apenas os grãos maduros em seu melhor estágio de maturação.

    Colheita Semi-Manual: Este método é feito em áreas montanhosa especialmente em lavouras altas e difíceis de serem alcançadas pelos colhedores. Derriçadeiras são usadas para vibrar os ramos, permitindo que os grãos caiam em um pano colocado sob as plantas para evitar qualquer contato com o solo. Como a colheita manual seletiva, os grãos são recolhidos de duas a três vezes por dia para acelerar o processo.

    Colheita Mecânica: Realizadas por colheitadeiras, este método é especialmente recomendado para áreas planas. Através da combinação de intensidade de vibração e velocidade das colheitadeiras, é possível colher somente os grãos maduros com rapidez e eficiência.

    Voltar
  • Wet Milling

    Via Úmida

    Nossa linha de processamento de lavadores e Despolpados foi especialmente concebida para apoiar nossa estratégia de colheita e garantir a produção de cafés únicos. Na estrutura de lavadores altamente moderna nós separamos os grãos de acordo com a maturação para alcançar uma qualidade consistente na preparação de Natural, Cereja Descascado e Despolpadores. Centrando-se sobre as demandas de cada cliente, podemos aplicar o método de preparação mais adequado para garantir as entregas consistentes ao longo dos anos.
    Além disso, nossa linha altamente eficiente de equipamentos aplica tecnologia inovadora que reduz o consumo de água em mais de 30%. Voltar
  • Dry Milling

    Via Seca

    Nossos objetivos neste processo são assegurar que os grãos sejam secos de maneira uniforme até atingir o nível de humidade ótimo e impedi-los de sofrer qualquer dano físico.
    Além do nosso terreiro de seca de café de 50.000 m2 de concreto, contamos com mais de 48 secadores que controlam eletronicamente a curva de temperatura, garantindo um produto final uniforme.
    Nosso equipamento de secagem trabalha com madeira de eucalipto, produzido internamente em nossos 100+ hectares de terras exclusivas para este fim. Voltar
  • Quality Control

    Controle de Qualidade

    Nossa equipe dedicada de controle de qualidade gere cuidadosamente todas as etapas do processo para garantir a mais alta qualidade do café: determinando o nível ideal de maturação da cereja, tipo de colheita, classificação dos lotes, carregamento de contêineres e remessa do café para os clientes finais.

    A abordagem exclusiva da nossa equipe inclui o monitoramento da qualidade do grão em cada secador, avaliando cuidadosamente o perfil de aparência e sabor dos nossos cafés a cada lote de 20 sacas. Isso permite o desenvolvimento de micro lotes e misturas exclusivas.
    Os grãos são colocados em tulhas de madeira para descansar por no mínimo 60 dias, para homogeneizar a humidade interna e melhorar o perfil de sabor.
    A cada etapa do processo até a exportação, nossa equipe avalia a qualidade dos lotes, sempre buscando satisfazer os compromissos assumidos com os nossos clientes. Estamos sempre buscando assegurar a entrega consistente.
    Voltar

PASSOS PARA A QUALIDADE

  • Capa Uniqueness

    SINGULARIDADE

  • Comercial Relashionship

    Relacionamento Comercial

    Nossa equipe de Q Graders está sempre disponível para dar suporte aos nossos clientes e criar blends únicos e personalizados para cada mercado. Com base em nossos seis labels e o leque de possibilidades oferecido por nossos Terroirs, encontramos soluções para cada demanda.
    A equipe Key Account fornece respostas rápidas com uma visão pró-ativa, buscando novas oportunidades de negócios para nossos clientes dentro de seus mercados de atuação.
    Nossa equipe de logística personaliza soluções únicas de embalagem e rastreabilidade para cada cliente. Ela atende às demandas de nossos clientes manipulando toda logística, documentação de exportação, remessa de amostras de aprovação, e todo o processo de rastreabilidade.
    Além disso, nós compartilhamos com nossos clientes as ferramentas para o desenvolvimento, treinamento, marketing, embalagem e designação de origem, permitindo-nos uma maior flexibilidade e serviço exclusivo para atender suas demandas.
    Voltar
  • Academy

    Academia

    Ipanema Academy é um programa de treinamento de uma semana na fazenda. Foi especialmente concebido para servir os nossos parceiros e colaboradores dos nossos clientes. Abrange a produção de Cafés Especiais e os principais passos para obter os melhores grãos de café.

    Este programa consiste na combinação de apresentações teóricas e visitas in loco preparadas exclusivamente para cada cliente, onde os participantes acompanham e vivenciam as principais atividades de campo.
    Um dos destaques deste treinamento é a sessão de degustação de café, mostrando os resultados finais de cada etapa de produção e as diferentes características de cada método de preparação.
    Voltar
  • D.O.C

    D.O.C

    Através da nossa modalidade D.O.C, os nossos clientes são capazes de receber exclusivamente cafés de uma área específica de nossas fazendas, escolhidas de acordo com sua demanda com base no conceito de Denominação de Origem Controlada (D.O.C).

    Esta modalidade de marketing, associado a um contrato de longo prazo, permite que os clientes promovam a negociação direta, oferecendo aos consumidores a rastreabilidade total do produto. Ao explorar a área como sua unidade de produção exclusiva, nossos clientes podem revelar as características únicas do Terroir, tais como elevação, variedade, tipo de solo e faixa de temperatura.

    Voltar
  • Nima

    Nima

    A solução de embalagem Nima (atmosfera modificada de nitrogênio) nos permite embalar cafés em unidades de 10 kg, onde oxigénio é removido utilizando um sistema a vácuo, o nitrogênio é adicionado para manter o café fresco durante mais de dois anos.
    Esta solução garante a qualidade do café verde por um período mais longo, sem comprometer o seu perfil de sabor.

    Este pacote pode ser totalmente personalizado e é recomendado para clientes que torram café em pequenos volumes, o que requer um produto de qualidade por um longo período de tempo.
    Voltar
  • Guest House

    Casa Sede

    A Casa Sede é o nosso ponto de encontro, onde nos aproximamos de amigos e parceiros de negócios de todo o mundo. É um lugar único, onde podemos combinar trabalho e relaxamento e fortalecer as relações. Aqui podemos compartilhar uma boa refeição, ter conversas agradáveis, trocar experiências e novas ideias.

    Construído em 1986, a arquitetura é influenciada pelo estilo colonial Português, que era comumente usado para construir casas de fazenda em Minas Gerais.
    Voltar

SINGULARIDADE

  • Capa Coffeline

    LINHA DE PRODUTOS

  • Terroir

    Terroir

    Ao harmonizar as características únicas de cada um dos mais de 200 terroirs, a chávena de café perfeita é o resultado da combinação da variedade de café, morfologia do solo e geologia, temperatura, luz solar, altitude e precipitação, para determinar os diferentes sabores do produto final. Através de um processo de colheita específico, nós escolhemos os melhores terroirs para criar esta coleção única de Cafés Especiais, além de proporcionar a total rastreabilidade de todas as etapas ao longo de todo o processo.

    Estes produtos únicos e exclusivos estão disponíveis em poucas quantidades, sob edições limitadas ou comemorativas, para promover o conceito de origem única com o comércio direto e total rastreabilidade de lotes de café.
  • Reserve

    Reserve

    Esta etiqueta muito exclusiva nos permite oferecer aos nossos clientes a oportunidade de criar misturas totalmente personalizados, dentre a vasta gama de nossas variedades de café e também das de nossos parceiros. É a composição perfeita para um produto único que pode tomar qualquer marca que o cliente deseja, criando uma ligação entre a Ipanema e misturas de cafés para qualquer gosto e mercado. Este conceito confirma uma vez mais a nossa flexibilidade para criar produtos exclusivos.
  • Bourbon

    Bourbon

    Esta variedade é responsável por mudar a percepção do mundo da qualidade do café brasileiro. Café Bourbon foi originalmente produzido na Ilha Reunião (África), antigamente conhecida como a Ilha de Bourbon, devido a sua colonização pela dinastia francesa da Casa de Bourbon, por volta de 1715.

    Cerca de 40 anos mais tarde, algumas mudas chegaram ao Brasil, trazidas por uma caravana francesa.
    Existente nas variedades Vermelha e Amarela, Ipanema Yellow Bourbon é exclusivamente preparado utilizando grãos de café Bourbon, equilibrando a acidez e corpo com notas florais e cítricas. Este café apresenta um sabor doce e sua fragrância inclui notas de nozes frescas e amêndoas. Seu corpo torna-se pronunciado com acidez suave e pode ser processado usando três métodos diferentes, de acordo com a demanda do nosso cliente:

    Fully Washed: sabor ligeiramente cítrico, acidez perceptível devido ao processo de fermentação e tons florais evidentes. Apresenta um longo e agradável aftertaste amendoado.

    Pulped Natural: Durante o processo de secagem ao sol, o mel proporciona um corpo espesso de caramelo, acidez muito refinada e toques de creme irlandês.

    Natural: Muito bem equilibrado, sabor vibrante devido a sua agradável acidez. Possui um corpo doce e ricos tons de amora.
  • Ouro Preto

    Ouro Preto

    Este café despolpado é feito exclusivamente a partir de cerejas maduras que são lavadas, despolpadas e colocadas num tanque de fermentação durante 24 horas. Suas principais características incluem alta acidez, sabor base agradável de pouco a médio corpo e notas cítricas. Possui notas secas de damasco no aftertaste. Ouro Preto
  • Gourmet

    Gourmet

    Este café é descascado e seco usando o método do mel, um processo específico que promove um corpo cremoso e aveludado com sabor de nozes no aftertaste. É próprio para expressos.

    Este label foi criado em 1993 e é aceito mundialmente.
    Gourmet
  • Express

    Express

    Esta mistura é a combinação de três métodos de preparação de café diferentes: natural, cereja descascado e totalmente lavada. Este café resulta em um espresso perfeito graças a uma base de cerejas maduras que oferecem um sabor arredondado e equilibrado com uma acidez distinta, cremoso e corpo aveludado e um sabor citrus mel pronunciado. Express
  • Conquista

    Conquista

    Este café é preparado com cerejas secas naturalmente no pé, o que ajuda a preservar a doçura do grão. Ele apresenta fortes notas florais com um marcante sabor de chocolate no aftertaste. O aroma indica um toque de frutas maduras, com a predominância e clara presença da carambola. Este café é armazenado em tulhas por cerca de dois meses para harmonizar a complexidade dos sabores, otimizando a umidade interna dos grãos. Conquista
  • Dulce

    Dulce

    Este best seller está presente nos principais mercados consumidores de todo o mundo. Ele pode ser usado como origem única de café brasileiro ou como base para diferentes misturas. Dulce

LINHA DE PRODUTOS

  • Capa Farms

    FAZENDAS

  • Fazenda Conquista

    Fazenda Conquista

    A fazenda Conquista está localizada na cidade de Alfenas, MG e possui uma das infra-estruturas de processamento mais modernas do mundo, incluindo armazéns e uma estrutura de carregamento de container. Com 2.000 hectares de área, sendo 1.500 dedicados ao café, a fazenda é quase toda mecanizada e possui um sistema moderno e sustentável de irrigação por gotejamento, o que faz ela ter alta produtividade.
    Rodeada pela represa de Furnas, a fazenda é um lugar de exuberante flora e fauna. A fazenda está localizada em uma região de rochas metamórficas, o solo é composto principalmente por argila e apresenta alta capacidade de retenção de água, além de ser rico em minerais decompostos. Com chuvas regulares em torno de 1.370 milímetros por ano e temperaturas médias de 25 ° C.
    Diversas variedades de café são cultivadas na fazenda Conquista, incluindo Acaia, Catuaí Amarelo, Topazio Amarelo, Vermelho Rubi e Mundo Novo.
    Voltar
  • Fazenda Rio Verde

    Fazenda Rio Verde

    A Fazenda Rio Verde foi fundada em 1887 e é a mais antiga das fazendas da empresa. Localizada no coração da Serra da Mantiqueira em Minas Gerais, esta fazenda de 1.500 hectares é um verdadeiro santuário natural, onde os cafés são cultivadas em altitudes de até 1.300 metros, rodeados por florestas virgens, cachoeiras, nascentes e trilhas ecológicas.
    Seu solo de argila é rico em minerais decompostos e a diversidade dos ecossistemas contribui para a criação da matéria orgânica e nutrição do solo.
    As altitudes elevadas, combinadas com a topografia montanhosa fornecem um microclima único, com temperaturas amenas e precipitação média de 1.600 mm por ano. Esses fatores são ideiais para o cultivo de Bourbon Amarelo, Acaia, Catuaí Amarelo, Topazio Amarelo, Mundo Novo, Icatu Amarelo e Catucaí.
    Esta diversidade permite uma combinação de elementos, os quais, juntamente com as características de cada variedade, produzem numerosos terroirs com todos os tipos de nuances de sabor, resultando em perfis de café mais complexos.
    Voltar
  • Fazenda Capoerinha

    Fazenda Capoerinha

    A fazenda Capoeirinha foi a primeira fazenda a ser adquirida pela Ipanema Coffees, em 1969. É uma fazenda de 2200 hectares, onde cerca de 1300 hectares são designados para o café, quais 500 são utilizados exclusivamente para a produção de Bourbon, uma variedade que é muito apreciada em todo o mundo os outros 900 hectares são alocados para a preservação ambiental.
    Além de Bourbon Amarelo, várias outras variedades são cultivadas na fazenda Capoeirinha, incluindo Acaia, Catuaí Amarelo, Topazio Amarelo, Mundo Novo, Icatu Amarelo e Catucaí.
    A fazenda está localizada em uma região de rochas metamórficas e cristalinas, o solo é argiloso e apresenta elevada capacidade de retenção de água, além de ser rico em minerais decompostos.
    A região possui clima subtropical ameno, com verões úmidos e chuvosos, invernos frios e secos, condições ideais para atingir a maturação ideal do grão. Apresenta chuvas regulares em torno de 1.440 milímetros por ano e temperaturas médias em torno de 24 ° C.
    Voltar

FAZENDAS

  • Capa Company

    EMPRESA

  • Stakeholders

    Stakeholders

    As últimas notícias e informações estão disponíveis para parceiros e interessados:
  • Linha do tempo

    1969 não é um ano mundialmente famoso somente pelo fato de ter sido o ano em que o primeiro ser humano pisou na lua, mas também é o ano de nascimento da Ipanema Coffees.
    Os três empresários Carlos Moacyr Gomes de Almeida, Cyrillo Fernandes e Julio Bozano compram o primeiro pedaço de terras e fundaram o “Condomínio Aliança”. Assim surgiu a empresa considerada na atualidade como uma das maiores produtoras de cafés do mundo.
    Em 1970, um ano depois de sua criação, o nome da empresa foi mudado para Ipanema Agroindústria Ltda. No mesmo ano, a empresa adquire sua primeira fazenda, Capoeirinha, e começa o plantio de café em 2.000 hectares. Até hoje, a fazenda é de propriedade da empresa.

    Os primeiros anos de operação são marcados por uma série de implementações. Em 1976, a fazenda Conquista, perto do município de Alfenas-MG, é comprada. O início da plantação de café nesta fazenda ocorre dois anos depois, em 1978. Ao mesmo tempo, começam as negociações para o investimento em infraestrutura de escritório e uma estrutura de seca, bem como para a criação de uma identidade visual. Hoje a fazenda possui uma das mais modernas infraestruturas de processamento de cafés do mundo. É também sede do escritório da companhia.
    A compra de várias pequenas fazendas no sul de Minas Gerais contribuiu para o rápido crescimento da Ipanema Coffees. No final dos anos 70, a área de produção da empresa já era de 7.000 hectares, dedicados ao cultivo de café e laranja.
    O final dos anos 80 é marcado por um período de comercialização da Ipanema Coffees. Com investimentos em uma estrutura de lavadores, é possível despolpar café pela primeira vez no Brasil. Além do café, a produção e comercialização da laranja é realizada como um segundo negócio da empresa.
    Com o desejo de atrair parceiros para o negócio, a construção de Casa Sede da empresa inicia-se em 1984. A inauguração da Casa, situada na represa de Furnas, ocorre em 1986.
    Em 1985, a seca é um grande desafio para produtores de café de São Paulo e Minas Gerais, as principais regiões de produção de café no Brasil. A falta de chuvas e a seca nos reservatórios de água também afetam a Ipanema Coffees.
    Do ano de 1950 até o final de 1980, a comercialização do café é estritamente regulada pelo Instituto Brasileiro do Café (IBC). Somente alguns exportadores e produtores, que tinham a permissão, podiam exportar. Com o fim do IBC e das quotas de exportação, há uma oportunidade de abrir novas fronteiras para o mercado internacional.
    O ano de 1991 é um marco na história da Ipanema Coffees. A empresa aventura-se a expandir suas atividades além das fronteiras do Brasil e faz sua primeira exportação. São vendidas 3.000 sacas de café para o cliente – e hoje também um dos acionistas da empresa – Tchibo, em Hamburgo na Alemanha. Sendo pioneira na produção de Cafés Especiais, a companhia fundou, em conjunto com outros onze produtores de cafés, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (ABCS) em 1991. O objetivo inicial é incrementar a qualidade de cafés brasileiros e mudar a percepção mundial sobre o Brasil só vender quantidade e não qualidade em cafés.
    Em 1993, Barnie’s Coffee nos EUA lança “Taste of Brazil”, a primeira embalagem que cita a Ipanema Coffees como uma empresa de origem de Cafés Especiais. Como parte da internacionalização da empresa, a Ipanema Coffees cria sua linha de labels (Ouro Preto, Gourmet, Bourbon e Conquista). Os labels Dulce e Ipanema Espresso são criados nos dois anos seguintes.
    Com o rápido crescimento inesperado do negócio do café, Ipanema Coffees decidir rescindir o seu cultivo de laranja em 1994 e define a produção de café como seu único foco.

    Em 1995, a Ipanema Coffees lança sua operação de mercado interno sob a nova marca "Fazenda Ipanema". Seu nome é mudado um ano depois em "Fazenda de Minas". Na Dinamarca, Estate Coffee lança a "única origem Ipanema Dulce".

    Em 1997, a Coca Cola Company Japão lança o pronto para beber café enlatado "Georgia - Ipanema Mistura". Um ano mais tarde, nos EUA, a Starbucks apresenta o Bourbon única origem Brasil Ipanema. Logo antes do milênio, Ipanema Coffees muda a identidade visual.
    O novo milênio concede vários prêmios de Ipanema Coffees. Em 2001, a empresa é uma das finalistas do prêmio "Cup of Excellence".

    Com a locação de Fazenda Rio Verde, em Conceição do Rio Verde em 2002, Ipanema Coffees expandiu sua produção de café. No mesmo ano, Ipanema Coffees muda seu logotipo corporativo e torna-se a primeira empresa brasileira certificada pelo código UTZ, a primeira certificação global sobre a produção de café sustentável.

    Uma outra certificação segue em 2003. Ipanema Coffees é certificado pela C.A.F.E. Pratica código de fornecedores estratégicos da Starbucks.
    Em 2004, a Ipanema coffees recebe o certificado Rainforest Alliance torna-se o maior fornecedor de café mundos levando esta certificação. No mesmo ano, a companhia é escolhida para receber o prêmio sustentabilidade pela SCAA (Associação de Cafés Especiais Americana). A identidade visual é modificada mais uma vez.

    Em 2006, Cia Bozanno vende suas ações da Gávea Participações e Paraguaçu Participações, que em conjunto com a família Fernandes (agora chamado ML Participações), compõe o conselho de acionistas.
    Um ano depois, a Ipanema Coffees investe em um sistema moderno de irrigação por gotejamento e renova algumas áreas de café na fazenda Conquista. Para celebrar os 10 anos de aniversário do Ipanema Bourbon, a Starbucks lança uma vez mais o café Brazil Ipanema Bourbon. A companhia atinge 1.000.000 de sacas de Cafés Especiais exportadas.

    Em 2008, a Ipanema Coffees adquir a fazenda Rio Verde e ating a marca de 5.500 hectares dedicados exclusivamente para produção de Cafés Especiais. O fundo da Gávea vende suas ações para a Friele do Brasil. A Friele, juntamente com a ML Participações e a Paraguaçu Participações, compõe o quadro de acionistas da empresa. A companhia é classificada como uma das sete finalistas da Rainforest Alliance Cup for Quality. A identidade visual da empresa é modificada mais uma vez.
    O ano de 2009 marca o início da comercialização do Ipanema Yellow Bourbon para a Nespresso. A Ipanema Coffees é classificada como uma das quatro finalistas no Rainforest Alliance Cup for Quality e parabenizada com o prêmio de produtor de destaque pela SCAA.

    Em 2010, a companhia lança o inovador sistema de empacotamento NiMA (Nitrogen Modify Atmosphere). Com pacotes de 10 Kg, o sistema garante o frescor e as características orgânicas do café por até dois anos.

    Em 2011, a Ipanema Coffees certificada pela Nespresso com o selo A.A.A. Severas secas atingem todo o cinturão de cafés no Brasil.

    Em 2012, ML Participações vende parte de suas ações para a Mitsubishi e Tchibo. Em parceria com Friele e Paraguçu, ela passa a fazer parte da nova estrutura societária da empresa. No mesmo ano, a empresa é certificada pela Fair Trade USA e a Friele lança o “Single Origin Ipanema Bourbon” na Noruega.
    Os anos são marcados por diversos lançamentos origem única: Em 2014, torrador alemã Tchibo lança o single cápsulas de origem Ipanema Amarelo, a mistura Ipanema Rio Verde e Rio Verde edição especial, enquanto Starbucks Reserve traz a única origem Ipanema Rio Verde. Do outro lado do mundo, Caffébene lança a única origem Ipanema Rio Verde na Coreia do Sul. Em paralelo, a seca severa atinge todo o cinturão do café no Brasil.

    Em 2015, a Tchibo Alemanha lança a edição especial única cápsulas de origem Ipanema Mainumbi. Ipanema O café é uma das finalistas do prêmio "Cup of Excellence" e ganha o 2º lugar no "Rainforest Alliance Cup para a Qualidade".

    A fim de investir no futuro, Ipanema Coffees investe em uma nova estrutura de moagem úmida na Conquista fazenda, uma das maiores e moderno moagem de café do mundo.

    O ano de 2016 fornece várias alterações e mudanças: ML Participações vende suas ações remanescentes para SC Investimentos Agrícolas e Paraguaçu Participações. Junto com Friele, Misubishi e Tchibo, eles agora compor o Conselho de Acionistas.

    Em paralelo, a Ipanema Coffees rótulos passam por um importante relançamento, sendo completamente redesenhado. Junto com a nova identidade, Ipanema apresenta "Terroir", um ano mudando edição limitada de alta qualidade micro-lotes.
  • Certificações

    CSC Nós obtivemos a nossa primeira certificação em 1997, com base numa auditoria realizada pela CSC-Caffe Speciali Certificação em nossas atividades de processamento de café e de preparação, tornando a Ipanema Coffees a primeira empresa brasileira a ser considerado uma produtora de cafés especiais para o mercado italiano. UTZ Em 2002, fomos a primeira empresa brasileira a ser certificada pelo Código EUREPGAP e do Código UTZ Kapeh, a primeira certificação global na produção de café sustentável. Nossa participação pioneira no processo de adaptação do Código de Boa Prática Agrícola (EUREPGAP) para a produção de café ajudou a moldar as mudanças positivas adotadas pelos produtores brasileiros desde 2002. C.A.F.E Em 2003, tal como recomendado pelo Instituto Britânico (uma empresa de auditoria independente), nos tornamos a primeira empresa sul-americana a ser certificada pelo programa Fornecedores Starbucks Preferred, permitindo-nos tornar um fornecedor estratégico Starbucks. Em 2005, este programa foi renomeado C.A.F.E. Práticas. RAINFOREST Em 2004, entramos para o seleto grupo da Rainforest Alliance Certified fazendas, depois de um processo de auditoria rigorosa conduzida pelo Imaflora. O principal objetivo desta certificação é preservar e restaurar florestas nativas, proteger e recuperar nascentes e matas ciliares das propriedades certificadas.
    Com a criação de corredores verdes entre as áreas de reserva florestal permitimos que os animais selvagens transitem livremente através de nossas fazendas.
    ECOLABORATION Em 2011, recebemos a certificação AAA Ecolaboration, permitindo-nos tornar um fornecedor certificado de Cafés Especiais para a Nespresso, de acordo com a qualidade rigorosa e padrões de produção sustentáveis. Fair Trade USA Em 2012, fomos escolhidos entre um grupo seleto de propriedades em todo o mundo para participar de um projeto piloto para receber a certificação Fair Trade EUA, onde uma quantidade de preço é considerada como prêmio social e revertida diretamente para uma comissão de empregados de uma fazenda, que decide como o recursos serão investidos. Com este orçamento, as condições de vida da comunidade pode ser melhorada e projetos sociais são apoiados. O processo foi auditado pela SGS Global Services.
  • Prêmios

    Copa Ouro especial de Excellence Award (2002) e 2001:
    Finalista na competição Brasileiro de Qualidade do Café
    Prêmio de Sustentabilidade Internacional (2004):

    Prêmio concedido pela Specialty Coffee Association of America (SCAA).
    Melhor lote de Café do Brasil (2007):

    Classificado como um dos melhores cafés do Brasil na Copa do concurso de Qualidade, pela Rainforest Alliance Certified
    Produtor fenomenal (2009)

    Prêmio concedido pela SCAE - Specialty Coffee Association of Europe.

    Prêmio Produtividade Bunge (2009)

    Prêmio concedido pela BUNGE-Brasil para os produtores agrícolas brasileiros que
    apresentar a melhor produtividade do café.

    Produtor fenomenal (2009)

    Prêmio concedido pela SCAE - Specialty Coffee Association of Europe.

    Prêmio Produtividade Bunge (2009)

    Prêmio concedido pela BUNGE-Brasil para os produtores agrícolas brasileiros que
    apresentar a melhor produtividade do café.
    Rainforest Alliance Cupping para
    Qualidade (2010):

    Classificado entre os cinco melhores cafés que participaram da Rainforest Alliance Cupping para o concurso de Qualidade.
    Prêmio Azul X Furnas Ouro (2011)

    Finalista na Cereja Descascado prêmio Categoria concedida pelo Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e
    Fornecimento e EMATER-MG.

    Copa Ouro especial de Excelência
    Award (2011):

    Finalista na Competição Brasileira de Qualidade do Café.
    Cup of Excellence - Early Award Harvest (2014):

    Escolhido como um finalista entre os melhores cafés especiais do Brasil, recebendo a maior pontuação na região produtora de café do Sul de Minas Gerais.
    Cup of Excellence- Late Harvest
    Award (2015):

    Escolhido como um finalista entre os melhores cafés especiais no Brasil.

    Cup of Excellence- Late Harvest
    Award (2015):

    Classificado como o segundo melhor café brasileiro na fase internacional do Cupping for Quality pela Rainforest Alliance certifié, com uma posição de destaque entre os melhores cafés do ranking mundial.
    Rainforest Alliance Cupping de Qualidade (2016):

    Classificado entre os top 10 cafés brasileiros que participaram do Rainforest Alliance Cupping para o concurso de Qualidade.
  • Ipanema Inst Conteudo

    Instituto Ipanema

    Desde a sua criação em 1969, a Ipanema Coffees reservou uma grande quantidade de tempo e recursos para questões sociais e ambientais discutidas no Brasil para tentar encontrar maneiras de ajudar a resolvê-las.

    Apesar de ter participado em projetos sociais locais durante vários anos, em 1997 a Ipanema Coffees decidiu criar um comitê social para analisar e aumentar os resultados das ações da empresa, isto levou à criação do Instituto Ipanema, em 2003.

    Desde então, o Instituto Ipanema está empenhado em orientar, promover e implementar programas sociais e ambientais, a fim de cumprir a filosofia da empresa, com duas áreas principais de operação: as pessoas e o ambiente.

    Back
  • 1969-1991

    Fundada em 1969, a Ipanema Coffees é hoje uma das mais bem reconhecidas fazendas brasileiras de café do mundo com clientes em mais de 25 países.
    A Ipanema Coffees tem uma longa história que começou com o visionário engenheiro Luiz Cyrillo Fernandes. Apaixonado por café que ele herdou profundo conhecimento através da sua família que cultivava desde 1887 na fazenda Rio Verde.

    Dando seguimento a sua visão de se tornar um dos melhores produtores de café, em conjunto com os sócios, adquiriu propriedades ao redor de Alfenas. Em menos de uma década, a empresa já era uma das maiores do mercado internacional.
    Com o objetivo de exportar apenas o melhor do Brasil para o mundo, Fernandes escolheu Ipanema como o nome para a empresa. Ele representa fortemente a cultura brasileira com a canção Garota de Ipanema e da praia, no Rio de Janeiro.

    Desde o início da Ipanema Coffees, o próprio Luiz Cyrillo Fernandes acompanhou as empresas e foi envolvido em todas as decisões relevantes.
    Sempre visando as técnicas e equipamentos mais inovadores, ele viajou para encontrar maneiras de melhorar a produção de café. Por esta razão, a Ipanema Coffees tem sido pioneira na introdução de alguns procedimentos que hoje já são consolidados no Brasil, como a técnica de poda e colheita mecânica. Voltar
  • 1991

    Após a liberalização do comércio em 1991 a Ipanema Coffees foi uma das primeiras empresas a exportar produtos para o exterior. No mesmo ano, os primeiros sacos de café foram enviados para a Europa, milhares de outros embarques seguiram.
    Neste momento, o engenheiro e atual CEO, Washington Rodrigues, segue com o mesmo pensamento inovador dos fundadores.
    Ele é responsável por diversas inovações e soluções que permitiram à empresa entrar em novos mercados
    e construir relacionamentos duradouros com os compradores.
    Sob sua liderança, algumas das realizações da empresa tornaram-se marcos na história do café no Brasil. Por exemplo, a Ipanema Coffees foi uma das primeiras empresas para a ter uma infra-estrutura de lavadores e a primeira a ser certificada pela certificação Utz e Rain Forest.
    Os Cafés Especiais tornam-se o carro-chefe empresa . Até agora a Ipanema Coffees é uma participante permanente nas feiras internacionais de cafés especiais e também é uma das fundadoras do Brasil Specialty Coffee Association (BSCA).
    Sempre focada no futuro a empresa já está preparando a próxima geração de gestores de topo. Antigo chefe da área financeira e comercial, Christiano Borges, tornou-se COO em 2016. O economista trabalha para a empresa desde 1994.
    Voltar
  • CAPITAL HUMANO

    Como uma das empregadoras mais importantes do Sul de Minas Gerais, Ipanema Coffees tem mais de 700 empregados. Durante a época de colheita o número de empregados sobe para 2.000.
    A Ipanema Coffees oferece uma ampla gama de oportunidades de emprego no campo, armazém e logística, processamento, bem como na gestão da qualidade. As decisões estratégicas são feitas no escritório principal na fazenda Conquista.
    As pessoas sempre desempenharam um papel importante para a Ipanema Coffees. Ser consciente de que cada um contribui para o sucesso empresa, o investimento em treinamento e vários benefícios são parte da empresa. Estes esforços melhoram não só as competências, mas também comtribuem com a motivação.
    Para universitários graduados a Ipanema Coffees oferece programa de trainee. Ele permite obter uma visão sobre os vários departamentos e conhecer todos os passos da produção de café. Este programa especial é um investimento no futuro da empresa. Voltar

EMPRESA

CONTATO

CONTATO

Qual departamento você quer entrar em contato:

+ 55 (35) 3299 2700 | Ipanema Coffees. All rights reserved

Ipanema tem novo sócio e faz parceria

Nespresso está entre os maiores clientes

Santa Colomba tem projeto ambicioso

Ipanema Coffees muda foco para investir em mercados regionais

Reports Reports Reports